“Laboratórios Ciência e Tecnologia”

No dia 20 de Maio, no período da tarde, fomos à Escola Secundária de Barcelos, onde visitámos os Laboratórios de Ciência e Tecnologia.

Por volta das 13h30, a nossa turma e a turma da Professora Carmélia dirigiu-se para o autocarro e seguimos para Barcelos. Quando lá chegamos, fomos recebidos por uma aluna que foi a nossa guia durante toda a visita.

O primeiro laboratório que visitámos foi o de Biologia que estava espectacular e muito bem organizado. No laboratório assistimos a várias experiências:  partes do corpo de animais – olhos; orelhas; rins; corações; pulmões; fígado e qual a função de cada um; a constituição do corpo humano (órgãos) em resina; descobrimos os sabores (ácido, doce a amargo); um cartaz com uma planta e que demonstrava o processo da fotossíntese; ADN da banana; a gordura do leite; como fazer manteiga; o ambiente dos caracóis; a constituição do corpo de uma cavala; experiência com uma gasosa e mentos e cromatografia.

Os Magníficos gostaram de experimentar a manteiga, deliciosa, feita com natas e batida numa garrafa de água com um berlinde; experimentar os sabores e ver como eram os órgãos de alguns seres vivos.

No laboratório de Mate-Magia participámos em jogos de magia: o jogo do fio de lã, com uma argola e que tínhamos de retirar sem mudar os dedos; uma folha A4, onde passaram 4 alunos sem rasgar a folha; uma argola feita em cartolina que depois de recortada ficava maior.

A peça de teatro que assistimos foi: “A bela adormecida”, apresentada por alunos da escola.

De seguida, fomos à Biblioteca identificar diversos produtos e objectos dos Continentes (chá, cana de açúcar, noz moscada, piripiri, café, manga, máscaras, tucano em madeira, bijutaria dos diferentes continentes).

Nos laboratórios de Matema-games e Experiências de Mate jogámos diferentes jogos: semáforos, capturas, amazonas, hex, ouri e pontos e quadrados… foi divertido.

A seguir percorremos o laboratório de Geologia, nas mesas havia diferentes tipos de rochas, vulcões, fósseis, marés representadas num “aquário” estratos da constituição da Terra, dunas e equipamento mineiro.

Na área descoberta estavam os ateliês de pintura de rosto e a técnica de construção de objectos com balões. Alguns meninos pintaram a face com desenhos de tigres e gatos, as meninas de borboletas e flores.

Terminamos no laboratório de Física a realizar ou ver diferentes experiências: um ovo cozido que entrou num tubo de ensaio, onde antes se tinha inserido algodão embebido em álcool o qual se incendiou, para aquecer o ovo e entrar no tubo; um quadro de electricidade, onde tínhamos que passar um arco de arame, por um fio de arame, se tocássemos acendia uma lâmpada e tocava a campainha; várias imagens que sugeriam outras – ilusão óptica (rainha, as aspirais, os rostos de velhos numa árvore, linhas e pontos, cristo), vimos vários caleidoscópios, os telefones de iogurte; os noivos e o pássaro na gaiola em papel que rodávamos; a bola de pingue-pongue; a lata aquecida e arrefecida…

Foi uma visita espectacular, fomos pequenos cientistas por uma tarde.

Obrigada a todos os Professores e alunos da Escola Secundária de Barcelos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s