Palestra

 

Hoje, dia 7 de Março de 2008, o ilustrador Gémeo Luís e o escritor Eugénio Roda vieram à nossa escola fazer uma palestra, na cantina. Como chegaram cedo, vieram à nossa sala ver os nossos trabalhos e conversar um pouquinho. Somos uns sortudos! Quando se estavam a apresentar, trocavam de lugar e brincavam para nós descobrirmos quem era quem?

O Eugénio Roda leu-nos a história do Ssschlep, no seu livro a história estava ao contrário e mudava de óculos consoante as cores do livro ou o que queria ler. Por vezes interrompia a história e nós continuávamos.

No fim de contar a história, nós tínhamos umas perguntas para fazer. As perguntas eram sobre o seu trabalho e sobre a vida deles. Por exemplo: 1- Como escolheram os pseudónimos? 2- Gostaram de viver em Macau? 3-Nas histórias brincam com as palavras, porquê?, entre outras.

O Gémeo Luís e o Eugénio Roda respondiam ambos às perguntas e tornou-se um pouquinho longo.

Na 1ª pergunta o Gémeo Luís respondeu que o pseudónimo dele foi fácil, porque tinha um irmão gémeo e desde pequeno lhe chamavam assim. Emílio Remelhe tinha várias versões para o seu, era Eugénio de ingénuo e Roda porque tinha muitas ideias na cabeça e elas rodavam. O Luís Mendonça brincou e disse que era Eu (Emílio) e génio de ser um genial, especial. Perguntamos se gostaram de viver em Macau ambos disseram que sim que foi uma experiencia nova. Que foram fazer parte de uma nova escola que abriu em Macau. Sobre brincar com as palavras, dizem que são jogos onde se aprende novos significados. Eles respondiam de uma maneira diferente, que nos levava a pensar o que queriam dizer.

Durante a entrevista disseram para fazermos duas experiências: uma era ter sempre um dicionário ao nosso lado e descobrir novas palavras, outra era desligar a televisão, olharmos para ela e inventar histórias.

O Emílio Remelhe  contou-nos que andou a estudar com a nossa professora e que um dia apanhou com a régua, porque se distraiu. Ele era bom aluno, mas apanhou na mesma. 

Quando terminou a palestra vieram para a nossa sala dar autógrafos, aos meninos/as que compraram livros.

O autógrafo do Gémeo Luís é uma ilustração e escreve a dedicatória ao contrário. Uma forma muito original e que nós gostamos muito.

Contaram-nos que gostavam muito de viajar, porque aprendiam muito. O melhor prémio que receberam foi estar connosco, sentir que gostávamos das suas histórias e que gostávamos de ler.

 

“Aprendi com a história do Ssschlep, de certeza, vou comer a sopa toda.” Pedro

 

“Gostei da palestra porque gosto de ler, escrever e ilustrar.” Tânia 

 

“Eu gostei do autógrafo que o Gémeo Luís me deu.” Diana

 

Anúncios

2 responses to “Palestra

  1. Há muito tempo que já não vos lia,
    Já tinha saudades a valer.
    Gostei muito da entrevista.
    Publiquem mais, pode ser?

    Um abraço para os Magníficos
    da escola de Alvelos.
    Quem são alunos aplicados,
    Talvez os melhores de Barcelos!

  2. Olá
    Há muito tempo que não nos lias e há muito tempo que nós não liamos os teus comentários e por isso também temos saudades.
    E sobre publicar, ainda vamos pensar no assunto.
    Obrigado pelo elogio, mas também nós sabemos disso!!!
    Chau, beijinhos!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s