O segredo do rio

O livro “O segredo do rio” do escritor Miguel Sousa Tavares e ilustrado pela Fernanda Fragateiro, é uma das história preferidas.

A professora leu a história por capítulos e interrompia a his´tória para nós imaginar-mos o que vinha a seguir. Ilustramos a história, desenhos o que a carpa trouxe para o menino e reinventamos a história.

A bruxa Enriqueta e o segredo

O rapaz adorava aquele rio. Ninguém sabia porquê? Mas ele gostava.
Num dia de Inverno, o rapaz chateou-se com os irmãos e sentou-se numa rocha. Os seus irmãos empurraram-no, e ele caiu ao rio.
No leito do rio, o rapaz viu coisas impressionantes !! Peixes coloridos e brilhantes. O mais impressionante eram os peixes que não faziam mal, a uma mosca, ninguém comia ninguém… No fundo do rio, o rapaz viu uma casa. No princípio estranhou!? Bateu à porta e surgiu de lá de dentro da casa tipo uma bruxa do rio.
-Oh! O que andas aqui a fazer rapaz? De certeza que estás perdido. Entra, entra, para me fazer companhia. – disse a bruxa do rio.
O rapaz aceitou. Quando entrou, reparou que estava tudo desarrumado e perguntou:
– Como te chamas?
– Chamo-me bruxa Enriqueta . Sou a bruxa que guarda o rio. – respondeu a bruxa.
-E porque é que tens isto tudo desarrumado? – perguntou o rapaz.
-Porque não tenho tempo, estou sempre ocupada a guardar o rio. – respondeu a bruxa
-Se quiseres eu ajudo-te. – respondeu o rapaz
-Está bem, mas não queres regressar para casa?
-O rapaz nem respondeu, começou a arrumar. Mas a casa estava tão desarrumada! Levaria um mês arrumar, começou pelo chão. Como a casa era um bocado grande, tinha que trabalhar imenso, e começou a cantar:
-Lá! Rá, lá, lá, lá! Lé! Ré, lé…
O chão já estava limpo… mas a sua barriga, fazia um barulho!!
Foi à beira da bruxa, perguntou se podia comer alguma coisa.
A bruxa disse-lhe para comer uma salada de algas.
O rapaz quando viu aquilo quase vomitou. Como estava com tanta fome, teve que comer. Achou uma delícia. De seguida foi para a cama, pois estava exausto.
Passaram-se os dias. Ele arrumou tudo o que tinha para arrumar.
No último dia, foi divertir a valer. A bruxa ficou um bocado calada, e de seguida contou-lhe o grande segredo! O segredo do rio.
-Sabes uma coisa, este rio tem um segredo. Eu vou-te contar-te, é assim: “- A minha irmã que já morreu, fez um rio. Naquela altura, estava tudo seco, os animais iam ali beber água, mas ninguém sabia que tinha fadas dentro do rio. Um dia a minha prima queria conquistar o mundo, precisava de fadas. Então, ela e minha irmã lutaram. A minha prima ganhou e ficou com tudo. Mais tarde, vim reconquistar o que nós perdemos, consegui e até agora ninguém sabe que este rio é mágico.”
A bruxa levou-o a um sítio… lá tinha um tesouro! Ela deu-lhe o tesouro como recompensa e despediram-se.
Pedro

2 responses to “O segredo do rio

  1. que engraçado

  2. Olá, eu sou pobre mas quando vi nas prateleiras do suprmercado este livro O segredo no fundo do rio, fiquei muito triste porque nao o podia comprar o meu filho Antonio gosta muito de ler e queria o livro foi uma grande tristeza o Não por não poder aquir tal livro mas andei uns dias eu sem comer para poder comprar este livro ao Antonio e ele o leu em 1 hora adorou e eu tambem só que ele quer mais livros deste Senhor mas eu disse que Não posso estou a escrever isto para que saiba que a Obra é linda mas as crianças pobres sofrem muito principalmente o meu filho que gosta de ler Bons livros como foi este, desejo que no Natal caso lhe seja possivel me ofereça um livro para o Antonio que tem 8 anos e eu vivo sem meios de lhe dar literatura, desejo tudo de bom em sua vida, grata por sua atençao
    subscrevo-me com os melhores cumprimentos
    Maria Helena D`Assumpçao

Deixe uma Resposta

