Rochas

Há rochas de vários tipos: granito, calcário, mármore, basalto, xisto, antracite, argila…
As rochas são diferentes, porque têm cor, dureza, cheiro e são compostas por diferentes matérias. Nascem de forma diferente.
O granito é uma rocha dura, constituída de vários materiais, é abundante no Norte do país, onde nós vivemos. Esta rocha é utilizada na construção de casas, na pavimentação de caminhos e na construção de monumentos.
É Barcelos temos alguns monumentos que são construídos em granito: a nossa escola (não é um monumento mas quase), Torre de Barcelos / Postigo da Muralha, Pelourinho de Barcelos Solar dos Pinheiros Paço dos Duques de Bragança, Condes de Barcelos Museu Arqueológico.
Para saber mais visite.
marqueologico.jpg
O calcário é uma rocha pouco dura, baça, geralmente de cor branca compacta. É utilizada para pavimentação de passeios e para estátuas e monumentos.
  galosbarro.jpg   pratos.jpg  musicos.jpg
A argila é uma rocha pouco dura, mole, com cheiro a barro quando bafejada. É utilizada para: telhas, louças, tijolos e bonecos.
Conheça a ceramista mas famosa de Barcelos.
O xisto ardósia é uma rocha pouco dura, de cor negra que se divide em finas placas que se partem facilmente, é utilizada para os quadros da escola (os antigos) e para telhados.

piodao.jpg

O mármore é uma rocha parecida com o calcário e com algum colorido. É usada nas estátuas, nas lajes dos cemitérios, paredes, escadas, nas cozinhas e na banca da nossa sala.
Conheça um pouco mais sobre as rochas.
Anúncios

One response to “Rochas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s