Eu sou

nabal.jpg 
Eu sou a nabiça. Já estive debaixo da terra, estive pouco tempo.
Quando vivia lá, não estava sozinha na escuridão, estava com as minhas irmãs e amigas.
Um menino chamado Ângelo regou-me, com um frasco de água fresquinha. Nesse preciso momento fui crescendo, crescendo.
Duas semanas depois… cresci mais um pouco.
O Ângelo regou-me outra vez.
A professora do Ângelo, disse a todos os alunos da sala:
 – Peguem numa régua e meçam a vossa planta.
 Lá foram eles buscar as réguas.
Quando o Ângelo chegou à minha beira… Já tinha crescido 5cm.
O Ângelo ficou e feliz foi colocar a régua no sítio.
Pouquinhos dias depois, o Ângelo regou-me e pegou de novo na  régua. Mas com a autorização da professora é claro.
– Adivinham como já estava uma das minhas irmãs?
– Não?!! Com 9cm!
O mais engraçado é que nós parecíamos girassóis. Porque eu e as minhas irmãs e amigas estávamos sempre viradas para o sol.
Ângelo 2º ano

4 responses to “Eu sou

  1. A nabiça…
    Sabem o que significa dizer a alguém que é um ou uma nabiça? Não, não estamos a considerar que a pessoa é um vegetal🙂
    É uma maneira carinhosa de dizer que a pessoa está a ser um bocadinho palerma. Não é para magoar, é só para levar a outra pessoa a pensar no que está a fazer ou a dizer. Um exemplo: quando eu estou a trabalhar no computador, me esqueço de gravar e perco o trabalho, volto-me para mim e digo: “sou mesmo uma nabiça!”. só não sei é explicar porque se utiliza a palavra “nabiça” nestes casos. Quem sabe?

  2. Comentário fora do sítio, desculpem, mas escrevi no vosso podcast e ele não aceitou. Eu ouvi -vos a declamar poemas e disse assim:
    ——————————
    Que bom ouvir-vos e que lindos poemas leram! Parabéns!
    Pedia-vos só que, na próxima vez, leiam mais devagarinho e com um pouco mais de entoação. É que vocês já conhecem o texto e percebem bem o que estão a dizer. Mas, para quem está deste lado é tudo novo e só tem a vossa voz, por isso ela deve ser expressiva e um pouco mais lenta, acham que pode ser?
    ———-

  3. Nós ainda não descobrimos o que quer dizer a palavra nabiça.
    Já perguntamos aos nossos pais, mas eles também não sabem nos explicar!
    Vamos tentar descobrir…

  4. Para a proxima vamos tentar ler melhor e mais devagar.
    Obrigado pela opinião.

Deixe uma Resposta

