Acróstico

Ama
Namora
Gosta
Encontra
Lê
O gosto nas histórias

Amiga
Dinâmica
Rigorosa
Inteligente
Ansiosa
Nervosa
Amorosa

Feliz
Imaginativa
Linda
Incansável
Paciente
Alegre

Ando no 3ª ano 
Nesta turma gosto de andar
Amigos conheci, para um dia recordar.

Rita é o meu nome
Injusto é não saber
Tratam-me assim
A penas por eu não querer.

Para ter amigos
É preciso confiança amizade
Dar-nos bem uns com os outros
Rir por tudo e por nada
O meu melhor amigo é assim

Mar e sol sempre a brilhar
Isto é refrescante, aquilo escaldante
Guarda-sol sempre a postos.
Uma coisa refrescante, quem sabe?
Eu sei.
Limonada refrescante.

Tanta alegria
A saltitar pelo ar
Não sou
Ignorante nem
Assustadora

Respondona sou eu
Admiradora também
Fantástica sempre fui
Amo muito a escola
E o recreio também
Lá estarei
A brincar e a alegrar

Caminha para a escola
Está sempre a aprender
Lápis bem afiados
Imaginação sempre a brilhar
A aluna bem comportada

Muito interessada
Amigos não lhe faltam
Raparigas e rapazes a aprender
Insistente é de admirar
Aulas para preparar

Orlando jogador de futebol
Rebelde e com garra
Lutador no meio campo
Às vezes falha
Não corta bem a bola
Depois o adversário faz a festa
Os jogadores ganham

José joga basquetebol
O pavilhão é Municipal
Se o cesto for enorme
Eu faço um grande festão

A rir e a cantar
Na escola vou andar
Aprender a contar

Pátio para brincar
Andar e cantar
Trazer na minha sacola
Riso e alegria
Ir brincar
Cantar e dançar
Ir para o recreio
Amar e sonhar

Daniela brincalhona
Anda na escola de Alvelos
Nada muito trapalhona
Ia para a piscina de Barcelos
Empata os deveres de casa
Lembra-se da brincadeira
Anda toda contente

Caminha toda a semana
A caminho da escola
Também corre no recreio
A jogar à bola
Riu-se do João
Ia ter com os amigos
Não quer pisar o chão
Anda a ver as formigas

Anda a casa Anabela
Não faças asneiras
Anda embora
Bela saia!
É muito raro encontrar
Lá bem na história
Anda vem comigo à escola

Joana é a minha boneca
Enfeitada a ponho
Sapatos de verniz
Saia com flores
Igual à Floribella
Casaco comprido de botões
Amarelo como um canário

Andava ela de patins
Nem a vi passar
Deu um grande trambolhão
Rastejou até ao chão
E quando se pôs de pé
Ia eu a passar
Ajudei-a a levantar

Luísa vai ao supermercado.
Urso é um animal polar.
Ilídio vai à escola.
Simão é jogador de futebol.

Abelha picou na Ana.
Lepoldina fugiu da sala.
Eduardo joga na sala.
Xadrez é um jogo
Amanhã é sábado
Não tenho que estudar
Durante as aulas leio
Rui anda brincar
Este ano vamos estudar

Dezembro é o último mês
Ilha da Madeira
Ocupada em festas
Gostam de iluminar
Onde andam os turistas

Adoro passear
Lisboa – Dakar
Encontro gente
Xau até ao ano
Alegrias no Dakar
Não tenho medo
Depressa andam os carros
Respondem as motas
Eu sou o explorador

Habilidosa e ágil
Empenhada nos deveres
Leitura em dia
Educação e respeito
Nacionalidade Portuguesa
Amor e boa mesa

Julgar não é meu feitio
Elogiar só de vez em quando
Surpresas são o que mais gosto
União da família
Sabedoria e alegria

Ladino jogador de futebol
Um rapagão a jogar à bola
Insatisfeito está a perder
Sem certeza de ter bem feito

Pois não está satisfeito
Enquanto não marca nada
Depressa marcou golo
Revelou grande entusiasmo
O resultado mudou

Gosto de jogar
Ou brincar à bola
No campo vou jogar
Canções de vitória
Aplaudem os jogadores
Logo vamos marcar
Ou jogar

Já vou brincar
Ou estudar?
Sei a lição
Estou a jogar

Dezembro é mês de frio
Ia para casa do meu tio
A minha tia
Não é costureira
A minha mãe é cabeleireira

Juliana é meu nome
Uma aventura tive
Lá na Serra da Estrela
Ia quase cair
Andei na neve
Não caí?!!
Aprendi a andar de sky

A neve é muito fria!
Descem a serra as meninas
Rita ficou contente com o presente
Ia para a escola com muita gente
A cantar e a saltar
Naquela manhã
As meninas a passear
Portugal é pequeno
Açores é uma ilha de flores
Tailândia tem calor
Rússia um grande rei
Itália enche a barriga
Come muita pizza
Iglos formam-se na Finlândia
Alemanha rima com Espanha

17 responses to “Acróstico

  1. Bela ideia e lindo poema! Mas que meninos criativos!

  2. Olá meninos!
    Muitos parabéns! Inventaram acrósticos muito bonitos. Os meus alunos, que emboram sejam portugueses estão a estudar na Suiça (porque os pais deles são emigrantes), também inventaram alguns! Podem lê-los no blogue da turma http://www.novaeralusitana.blogs.sapo.pt

  3. Obrigado pela visita. Nós temos o vosso endereço no nosso blog e vamos ler os acrósticos.

  4. Foi difícil escrever o acróstico, mas conseguimos.

  5. M as que interessante é o vosso blog,
    A aprender sempre coisas novas.
    G osto muito especialmente das plantas,
    N ão esquecendo dos textos maravilhosos.
    I maginação não vos falta.
    F antásticos estão também os acrósticos.
    I nteligentes e sortudos que vocês são!
    C om tanta alegria e dedicação,
    O s vossos trabalhos,
    S ão magníficos! Beijinhos.

  6. Olá, bela poesia. Parabéns pela visita.
    Os alunos gostam de ler os comentários e quando são os pais ainda ficam mais felizes. Professora

  7. Nunca pensamos em fazer um acróstico com o nosso nome. Obrigado por nos visitar, todos nós gostámos.Um abraço do Pedro e dos magnificos.

  8. eu presico acrostico do nome Shaiane

    Pooor Faavor ajuuda

  9. Oi por favor gostaria muito de um acrostico com o nome Anita e Adilson, é um acrostico de despedida, dela para ele, se possivel.

    Agradeceria se me enviasse um.

    Obrigada

  10. adorei estes acostico , foi dificio mas conceguiram

  11. olá gostaria que fizessem um acrostico com o meu nome:
    P
    E
    D
    R
    O

    H
    E
    N
    R
    I
    Q
    U
    E

  12. Dayna Rodrigues

    Oie ! Gostaria q fizesse um acrostico com esse nome .

  13. oi eu quero fazer um acrostico com esse nome ADRIENE

  14. Gostaria de outro acróstico com o nome
    J
    É
    S
    S
    I
    C
    A

    só que menos infantil

    agradeço desde já

    =)

  15. Flávia Pais

    Oiii; gostaria que fizessem um acróstico com o nome: DOROTHY, é pra minha profª que está se aposentando e se despedindo da escola, obrigada!

Deixar uma resposta

